INFORMATIVO

ABRIR LOJA NO SHOPPING: Vale a pena?

Inquestionavelmente, ir até o shopping fazer compras, comer nas grandes e deliciosas praças de alimentação, as quais oferecem todo o cardápio necessário para suprir qualquer tipo de demanda alimentar, entreter-se com os videogames e fliperamas, principalmente no caso das crianças (embora alguns jovens adultos também prefiram esse tipo de lazer), assistir a um filme no cinema, etc., faz parte do cotidiano de inúmeros brasileiros. Amamos o shopping quase mais do que amamos a nossa própria casa.

Mas, analisando a questão de uma outra forma, será que abrir uma loja no shopping é lucrativo? Quais os tipos de loja são mais vantajosos de abrir? Quanto custa abrir uma loja no shopping? Vale a pena? Essa e outras perguntas nós responderemos a seguir, e esclareceremos suas dúvidas.

Em primeiro lugar, destacaremos que existem os pontos positivos e os negativos desse investimento, que dependerão de vários fatores subjetivos relacionados ao tipo de seu empreendimento; qual o tipo de loja que quer abrir, qual o custo de abri-la etc. Em segundo, se feito de maneira estratégica, abrir uma loja em um estabelecimento comercial pode conferir lucros significativos.

Se existe um lugar no qual circula uma imensa quantidade de pessoas ao mesmo tempo, e todas elas com gostos, demandas, e vindo de lugares completamente diferentes, esse lugar é o shopping. Se o produto que você quiser vender combinar com a preferência de uma boa parte dos consumidores que frequentam o estabelecimento, perfeito!, você obterá sucesso e terá valido o investimento. Lojas do segmento de cosméticos, roupa, alimentação, petshops e informática são algumas das que mais apresentam retorno financeiro. Tudo bem, mas, qual o custo disso? Alguns fatores devem ser levados em conta para a identificação do custo, tais como as chamadas luvas, que são taxas pagas ao proprietário do ponto no qual se pretende instalar a loja, os custos de ocupação, como aluguel, condomínio e o fundo promocional. O metro quadrado em um shopping médio numa praça de alimentação, por exemplo, pode chegar a 20 mil reais segundo a revista Exame.

A conclusão é que, criar uma loja no shopping pode sim ser bem lucrativo, mas só o será caso o ponto no qual a loja for aberta for extremamente propício, o produto que vendido for extremamente demandado, os custos de ocupação não ultrapassem 15% do faturamento mensal; se no mínimo todas essas condições estiverem atendidas, aí assim existirá a possibilidade de o negócio ser um sucesso.

Skip to content