INFORMATIVO

Análise Swot

A análise Swot não é senão uma ferramenta de gestão que busca realizar o planejamento estratégico e analisar os diversos cenários para a tomada de decisões duma empresa. A sigla Swot, em inglês, significa strenghts, weakness, opportunities and threats, ou seja, forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, ou, em português, FOFA, traduzido por alguns profissionais. Forças e fraquezas se referem à analise interna, ou seja, são fatores que podem ser modificados simplesmente através de uma ação da própria empresa e não dependem de interferência externa. Referem-se então à analise externa as oportunidades e ameaças, que integram: análise de mercado, greves ou paralizações, concorrentes, pirataria, escassez de mão de obra, volatilidade (favorável ou não) do câmbio ou da taxa de juros, aberturas de mercado, viabilidade de novos investimentos, mudanças na legislação, desenvolvimento de novas tecnologias etc.

Trata-se de um mecanismo comumente adotado pelas empresas para que elas se autoavaliem e, assim, possam identificar os seus pontos fortes e fracos, tal como aproveitar as oportunidades e exterminar as ameaças.

À título de esclarecimento, iremos dar alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas para identificar cada um dos aspectos que a análise engloba.

Para identificar as forças:

– Quais são as atividades que a minha empresa domina?

– Qual o diferencial da minha empresa, algo que somente ela faz, que a destaca da concorrência? 

– Qual o nível de satisfação dos meus clientes?

– Qual o nível de organização dos meus funcionários?

Para identificar as fraquezas:

– Minha empresa possui déficit de equipamentos/recursos importantes?

– Minha empresa sofre de problemas na sua gestão/gerenciamento?

– Ela consegue estar constantemente acima da concorrência?

– Tem bem definidos os objetivos e as metas?

Para identificar as oportunidades:

– Minha empresa está em harmonia com as tendências de mercado?

– Ela acompanha a transformação digital e está em constante evolução?

– Ela está inserida nas redes sociais?

– Como posso usar do marketing digital para aumentar as receitas da minha empresa?

Para identificar as ameaças:

–  A concorrência é acirrada?

– O preço dos meus produtos está de acordo com o seu valor real?

– Os consumidores enxergam isso?

– O quão minha empresa é suscetível a mudanças externas, como mudanças de leis, inflação, taxa de câmbio etc.?

Através dessas perguntas, você poderá entender quais são os principais pontos que devem ser melhorados no seu negócio, destacar-se da concorrência e tornar-se uma empresa de sucesso.

Você já tinha ouvido falar sobre a análise swot? Já utilizava ela para identificar as dores da sua empresa? Conte para nós, nos comentários!

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