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Saiba como sua empresa pode vencer a covid-19

Com planejamento e criatividade é possível enfrentar o momento delicado na economia causado pela Covid-19

As mudanças nos hábitos de consumo dos clientes e nas formas de produção gerados pelo distanciamento social impulsionaram uma reinvenção que certamente não estava no planejamento de ninguém. É fato que vulnerabilidade de micro e pequenas empresas foi exposta diante da pandemia causada pela Covid-19, mas também mostrou o quanto elas podem ser grandes. Sua cadeia de negócios foi impactada? Aprenda a tomar decisões e pensar estrategicamente mesmo nas adversidades. 

Seja nos noticiários da televisão, pelos portais online ou mídias sociais somos impactados pelos reflexos negativos que a Covid-19 tem causado. E a luta pela sobrevivência também atinge micro e pequenas empresas. Segundo números do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) os pequenos negócios respondem por 98% das empresas no Brasil, por metade dos empregos gerados e quase 40% do total de salários pagos. 

Cadê meus clientes? 

Seus clientes estão em casa e continuam consumindo, assim como você. A diferença é que agora os serviços online com delivery ganharam ainda mais força. Não é só comodidade, é uma necessidade. 

Se o serviço que você presta não é essencial e, por isso, deve ficar de portas fechadas, invista ainda mais no relacionamento com o cliente online. Proprietários de lojas de roupas, calçados e acessórios, podem continuar produzindo algumas fotos em casa e postando. É o momento também para reativar clientes antigos. Aproveite o tempo disponível para estreitar esse contato a distância. 

Atualize as informações em suas páginas como Facebook e Instagram, especificando horário de atendimento (mesmo que seja online), valores dos produtos e número do WhatsApp. Organização é essencial. 

Bares e restaurantes apostam em entregas para driblar a situação e alguns chegaram inclusive a montar cardápios exclusivos que atendam a essa demanda. A crise exige uma reformulação no que foi feito até agora. O que você poderia fazer de diferente em seu negócio para ganhar mais mercado? Estude a concorrência, a viabilidade e, se possível, coloque em prática o quanto antes.

Escolas de idiomas e até academias de dança investiram na continuidade da prestação de serviço online. Seja com aulas gravadas ou ao vivo, a dinâmica é a mesma: os professores precisam manter a atenção e a motivação dos alunos. Forme grupos no WhatsApp e movimente-os com qualidade, incentivando a participação. 

É possível lucrar? 

Ué, por que não? Mas como os pequenos negócios dificilmente têm uma reserva de contenção e dependem do fluxo, conter despesas é essencial. Projete um cenário pessimista, um realista e um otimista para os próximos meses e calcule o que pode ser cortado. Renegocie o aluguel e contratos com fornecedores, estendendo o prazo para pagamento. 

Nessa tarefa de equilibrar as contas, não esqueça que evitar o ostracismo comercial é importante para alavancar a demanda por produtos e serviços que sua empresa oferece. Uma liquidação online de produtos parados no estoque pode ser uma saída. 

Especialistas apontam que a manutenção de empregos, mesmo que seja necessário reduzir o salário e jornada, dar férias antecipadas ou outras medidas que visem a sobrevivência, são indicadas. Desta forma, a economia se manterá em movimento. Fique em casa, mas não fique estagnado e vamos criar soluções para passar por mais essa crise. 

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