Outsourcing Contábil

Outsourcing é um termo já bastante conhecido no mundo empresarial – e o BPO (Business Process Outsourcing) é apenas uma extensão disso.
Na prática, estamos falando de uma empresa terceirizando alguns de seus processos secundários, que não estão relacionados com a atividade principal do negócio.

É comum falar em BPO Financeiro, da parte administrativa do setor de Recursos Humanos, ou mesmo de Transportes – quando a logística é feita por um fornecedor. Outro setor onde cresce a demanda por atendimento externo é a Contabilidade.
Hoje, até empresas menores podem ter acesso a serviços contábeis digitais, e as portas estão abertas para que especialistas atendam as demandas e liberem a energia e os recursos internos para o foco do negócio.

Esses são alguns dos objetivos que você deseja alcançar? Se sua resposta é sim, chegou ao lugar certo!

Quais são as vantagens de optar pelo Outsourcing Contábil?

Nos serviços de outsourcing contábil, as apurações fiscais e trabalhistas são realizadas normalmente no ERP já utilizado pelo cliente, assim como o sistema ERP também é utilizado o espaço físico, desta forma o cliente reduz os custos com a folha de pagamento administrativa.
A empresa que opta por esta modalidade de terceirização, certamente tem uma redução de custos expressiva. Isso acontece justamente por não precisar manter um setor ou profissional específico, tendo de arcar com estrutura, salários e encargos trabalhistas.
Não se pode esquecer, ainda, que a contabilidade é uma área que sofre atualizações constantes. Não que o contador contratado não possa acompanhar esse movimento, mas para o terceirizado essa é uma obrigação, uma vez que por trás do time que estará atuando dentro da sua empresa existe um grupo com vários profissionais atuando em empresas do mesmo setor.
Ao empreendedor preocupado com os resultados do negócio, cabe ainda avaliar os benefícios que resultam da imparcialidade do contador. Um funcionário, por mais autonomia que tenha, sempre terá alguma restrição para apontar falhas de seus superiores.

Se um processo está errado, imperfeito ou até mesmo fraudulento, não necessariamente há intenção do empresário nisso. Mas será que o contador contratado via CLT terá liberdade e correrá o risco do desemprego para advertir seu chefe?
E para empresas um pouco maiores, vale apostar em um conceito moderno, chamado de outsourcing. Essa é uma forma mista de contabilidade. O serviço é terceirizado, mas a atuação do profissional ou do escritório ocorre dentro da empresa e em tempo integral. No qual, além da redução de custo, pode trazer muitos benefícios a sua empresa como:

– Experiência e conhecimento especializado é a principal vantagem de terceirizar a contabilidade;
– Mais tempo para focar na parte estratégica do negócio;
– Redução de Custo administrativo;
– Obrigações fiscais e trabalhistas sempre em dia;
– Imparcialidade nos processos e analises das operações;
– Todos os serviços contábeis, tributários, para legais e trabalhistas realizados dentro da sua empresa.

Realmente, você já deve ter pensado em uma forma de reduzir o seu custo administrativo, ou até mesmo diminuir a rotatividade do pessoal envolvido no processo. Em outro momento, você pode pensar em tirar a contabilidade do escritório contábil tradicional e pensar em internalizar a contabilidade. Mas, como fazer isso de forma eficiente e com menor custo?
É para essas possibilidades que o Outsourcing Contábil é uma excelente opção.
Você está pronto para otimizar seus negócios?

Skip to content